Os adolescentes de Quiterianópolis, José Elias Araújo e Raionara Marinho, participaram do Encontro Estadual de Adolescentes pelo Clima, realizado nesta terça-feira (17), em Fortaleza. Eles são membros do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) e foram acompanhados pela mobilizadora do Nuca em Quiterianópolis, Emiliana Shirley.
O evento foi no Parque do Cocó e reuniu adolescentes de 29 municípios cearenses para uma roda de conversas sobre mudança climática, com a presença da secretária estadual da juventude, Adelita Monteiro, e a secretária estadual do Meio Ambiente, Wilma Freire.
O Encontro Estadual de Adolescentes pelo Clima é promovido pelo UNICEF e incentiva a mobilização das juventudes sobre o tema, em acordo com os encaminhamentos da 22ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (COP 22).
Programação
A programação contou com uma palestra de abertura ministrada por Maristela Crispim e Magda Helena Maya, da agência Eco Nordeste; trilha guiada no Parque do Cocó; e roda de conversa “Mudando Meu Lugar”, conduzida pelo coordenador de adolescentes do Selo Unicef no Ceará, Nilson Silva. O chefe do escritório do UNICEF em Fortaleza, Rui Aguiar, também esteve presente no evento e apresentou os projetos da instituição sobre o clima.
Os adolescentes
“O evento foi ótimo. Aprendemos bastante sobre mudanças climáticas em nosso estado e também no mundo; suas causas, seus impactos e o quão é importante cuidarmos do nosso planeta. Foi uma grande experiência e um grande aprendizado também. Um momento muito rico”.
Raionara Marinho – adolescente de 17 anos, da aldeia indígena Fidélis
“Um encontro muito importante, um espaço para os jovens apresentarem a atual situação de seus respectivos municípios e regiões acerca das mudanças climáticas, bem como a discussão de propostas a se realizarem com objetivo de se conscientizar e buscar ações sobre o equilíbrio ecológico do planeta”.
José Elias Araújo – adolescente de 19 anos, da comunidade São Miguel.
Missão
Os adolescentes voltaram para casa com a missão de elaborar um projeto, com o tema “Proteger meu lugar para mudar o mundo” e socializar com os demais adolescentes do município. O objetivo é alertar a sociedade para necessidade de preservar o meio ambiente.
Repórter Cícero Lacerda
Discussão sobre este post