A Associação Municipal dos Apicultores de Quiterianópolis (AMAQ), sediada na localidade Cruz, recebeu equipamentos do governo do estado para melhorar a produção apícola. As máquinas foram adquiridas, através de emenda do deputado estadual Acrísio Sena (PT), que direcionou recursos para que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), comprasse o material disponibilizasse para a AMAQ. A Prefeitura de Quiterianópolis apoia o projeto, por meio da Secretaria municipal de Agricultura.
As máquinas vão beneficiar diretamente 60 apicultores sócios da AMAQ e foram entregues oficialmente, na tarde desta sexta-feira (28), na sede da Associação, pelo presidente da Ematerce, Antônio Amorim, e o deputado Acrísio. Também participaram do momento, o gerente regional da Ematerce nos Inhamuns, Barroso, a coordenadora local deste Órgão, Isis Pedrosa, o secretário titular e o adjunto da Secretaria Municipal de Agricultura, respectivamente, Tasso Vieira e Toinho do PT, além do presidente da Associação Nielton Melo.
Acrísio Sena ressalta que destinou a emenda para compra dos equipamentos com com objetivo de impulsionar a produção da apicultura em Quiterianópolis. “Quiterianópolis já tem um estágio bastante avançado de produção de mel e vai avançar para outros domínios da apicultura, como própolis, mel pólen, néctar e cera”, destacou.
O deputado também lembrou que é autor da política estadual de desenvolvimento da apicultura, lei construída com os apicultores cearenses e que o governador Camilo Santana transformou em mensagem e ela está sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). “Com essa lei a gente dá impulso a apicultura”, comemorou.
Antônio Amorim agradeceu ao deputado Acrísio por ele destinar emenda para a cadeia produtiva da apicultura e lembrou que o material entregue é de suma importância que os apicultores possam otimizar a produção apícola. “Esse projeto vem somar com o que as pessoas tem de esforço, de trabalho, de experiência e de desejo de produzir mais e com qualidade”, frisou.
O presidente da AMAQ, Nielton Melo, acredita que as máquinas vão possibilitar que os apicultores absorvam mais um nível de mercado da apicultura, não ficando apenas na produção de mel. “Com esses equipamentos vamos trabalhar nossa aptidão para produção de veneno (apitoxina) e pólen, que é um produto riquíssimo, em termos de nutrientes. É um leque a mais, são produtos de valores agregados”, frisou.
Conforme o secretário adjunto de Agricultura de Quiterianópolis, Toinho do PT, os equipamentos vão reforçar o trabalho dos apicultores, dentro de uma linha muito mais técnica, muito mais profissional. “Esses equipamentos são a soma do útil ao agradável. Trazem o conhecimento técnico dos nossos apicultores para avançar nos diversos produtos da apicultura”, considera.
Toinho aproveitou para agradecer ao deputado Acrísio e ao Amorim e lembrou que a prefeita Dra. Priscilla Barreto se empenha para desenvolver a cadeia produtiva da apicultura. “Nossa gestora não mede esforços para contribuir com nossos apicultores, para buscar recursos para nossa apicultura e disponibilizar assistência técnica aos nossos apicultores”, ressaltou.
Itens entregues aos apicultores
01 Estufa para secagem de polén
02 Mesas desoperculadoras
02 Centrífugas
02 Centrais de ar
01 Mesa para seleção de polén
02 kits de extração de Apitoxina (veneno da abelha)
01 freezer 300L
01 Cilindro alveolador
20 Garfo desoperculador
10 Telas excluidoras
01 Carrinho de mão
30 Tambores de 200L
01 Balança com capacidade para 500 kg
Cícero Lacerda
Discussão sobre este post