O município de Assunção do Piauí/PI, completará nesta terça-feira, 12 de dezembro, 29 anos de emancipação política. Para celebrar o aniversário, a gestão do prefeito Netinho (PSD) já desenvolve uma vasta programação cultural e religiosa, além de inauguração de obras importantes para a população.
Nesta terça-feira (12), o destaque é para os shows musicais em Praça Pública, com as atrações nacionais Márcia Felipe e Vaqueiro Karkará, além de apresentação de artistas locais e regionais.
Assunção do Piauí
Assunção do Piauí é um município a 280quilômetros de Teresina, apelidado como a capital do feijão, devido suas alta taxas de produção e seu tradicional festival no mês de julho para comemorar a fartura do alimento.
O local foi por muito tempo um vilarejo de outros municípios como Aroazes e São Miguel do Tapuio. Atualmente, é uma das cidades mais jovens em emancipação do Piauí, com apenas de 29 anos. Assunção do Piauí tem 7.452 habitantes e faz divisa com o estado do Ceará, através do município de Quiterianópolis.
O nome Assunção do Piauí é em homenagem a uma senhora muito devota da cidade, chamada Maria Assunção Assis. Além do tradicional festejo do feijão, a cidade também possui um ponto turístico que encanta pela sua beleza natural: o Morro do Gigante.
Política administrativa
Assunção do Piauí teve a sua primeira eleição municipal em 1996, elegendo o seu primeiro prefeito e vice-prefeito com o voto popular: José Alves dos Reis “Zezinho Bastião” (Prefeito eleito) e Olivaneude Cavalcante Mota Lacerda (vice-prefeita eleita), em primeiro mandato de 1997 a 2000. Zezinho Bastião se reelegeu prefeito de Assunção do Piauí em 2000, tendo como vice-prefeita Rosimar de França Lima, para o mandato de 2001 a 2004, mas nesse segundo mandato de Zezinho, a justiça o afastou e a vice-prefeita Rosimar assumiu a prefeitura no período de julho de 2003 a dezembro de 2004. O saudoso “Zezinho Bastião” faleceu em 2011.
No período de 2005 a 2008, o município foi administrado pela prefeita eleita, Maria Batista de Moura, que teve como seu vice-prefeito o ex-vereador Mardone Ricardo. Maria Batista não conseguiu se reeleger prefeita em 2008.
Gabriel Mendes comandou o município de Assunção do Piauí por dois mandatos, tendo como vice-prefeito Antônio Luiz Neto, atual prefeito, pelos períodos de 2009 a 2012 e 2013 a 2016.
Antônio Luiz Neto, o “Netinho” (PSD), se elegeu prefeito de Assunção do Piauí em 2016, tendo como vice-prefeito Jovelino Soares (PSD), para o mandato de 2017 a 2020. Já nas eleições municipais de 2020, Netinho se reelegeu prefeito de Assunção do Piauí, com a mesma chapa majoritária tendo com o vice-prefeito Jovelino Soares, para o mandato de 2021 a 2024.
Por: Valter Lima | Tapuio Notícias | Com informações do G1 PI
Discussão sobre este post