A Cagece orienta os consumidores de baixa renda do Estado do Ceará sobre os critérios de isenção do pagamento das contas de água e esgoto. O benefício foi concedido nos últimos 3 meses e ontem(16), o Governador Camilo Santana anunciou a prorrogação por mais dois meses, indo até agosto.
Tire suas dúvidas
- Quem tem direito à isenção das faturas da Cagece?
Famílias que moram em imóveis cadastrados como padrão básico, que consomem até 10 m³ de água por mês. A isenção de faturas, nestas condições, é válida para todos os municípios atendidos pela Cagece.
- Preciso fazer algum procedimento para ter a isenção garantida?
Não. A isenção de faturas é automática e não há necessidade de nenhum procedimento por parte dos clientes. As faturas serão entregues com valor à pagar zerado (R$ 0,00) e, no quadro de avisos, haverá uma mensagem do Governo do Ceará sobre o benefício.
- Como faço para saber o padrão do imóvel?
A informação sobre o padrão do imóvel consta no cabeçalho da própria fatura. Quem preferir também pode verificar o padrão do imóvel no site da Cagece (www.cagece.com.br). Ao acessar o site, é só falar com a Gesse, assistente virtual da companhia. Ao clicar na imagem da Gesse, que aparece do lado direto da tela, é só escolher a opção “consultar padrão do imóvel” e informar o número do CPF e inscrição do imóvel.
- Sou padrão básico, mas este mês, ultrapassei o consumo de 10 m³. Vou perder a isenção?
Sim. A conta será faturada normalmente somente no mês que você ultrapassar os 10 m³. A isenção volta a ficar garantida no mês seguinte, caso você mantenha o padrão de consumo dentro dos 10 m³. Este benefício é também uma forma de estimular o consumo responsável durante a pandemia.
- Por que minha conta de água está sendo cobrada se sou cadastrado como baixa renda e recebo benefícios sociais do governo?
A inscrição nos programas sociais, sozinha, não garante o benefício da isenção da conta de água. Para garantir a isenção, é necessário que o imóvel seja cadastrado como padrão básico e consuma até 10 m³ por mês. A maioria das pessoas cadastradas como baixa renda reside em imóveis de padrão básico.
- O que é a Tarifa de Contingência?
A Tarifa de Contingência é uma sobretaxa cobrada dos imóveis que ultrapassam a meta de consumo mensal. Trata-se de um mecanismo de estímulo à economia e ao uso responsável da água. A tarifa está diretamente vinculada à situação crítica de escassez hídrica que o estado ainda atravessa.
- Quem tem direito à suspensão da Tarifa de Contingência nas faturas da Cagece?
Famílias que moram em imóveis cadastrados como padrão básico e padrão regular localizados na capital e municípios da Região Metropolitana de Fortaleza.
- O que significa consumir 10 m³ e onde posso checar essa meta individual?
Significa que no referido mês foram consumidos 10 mil litros de água, ou seja, a mesma quantidade de água suficiente para encher uma piscina pequena. O consumo individual foi estabelecido pela Cagece de acordo com o perfil de cada cliente, levando em conta a situação hídrica do estado. A quantidade de 10 m³ é também o volume médio consumido pelos clientes da RMF, por mês. A meta individual de consumo pode ser encontrada na parte superior da sua fatura, logo abaixo do nome do titular.
- Moro em imóvel de padrão regular e não vi mudança nenhuma na minha conta. O valor cobrado foi praticamente o mesmo do mês passado. Por que não recebi o benefício?
Se você é padrão regular e não percebeu mudança na conta da Cagece é sinal que seu consumo está dentro do padrão. O faturamento dos imóveis de padrão regular acontece normalmente. O que está suspensa é a cobrança da tarifa de contingência, caso você tivesse ultrapassado a meta de consumo.
*Com informações da Cagece
Discussão sobre este post