Audiência Pública, na manhã desta sexta-feira,31, em Novo Oriente, tratou sobre o cadastramento biométrico de eleitores da 99ª Zona Eleitoral de Novo Oriente e Quiterianópolis. O evento foi promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/CE) e contou com a presença do juiz corregedor do TRE, Rommel Moreira Conrado, do juiz da 99ª Zona Eleitoral, Marcos Aurélio Nogueira, e dos prefeitos de Quiterianópolis, Dr. Barreto, e de Novo Oriente, Vanaldo Moura, além dos presidentes das Câmara Municipais de Quiterianópolis e Novo Oriente, Alisson Pedrosa e Vilani Jacó, respectivamente.
Na ocasião, a coordenadora geral do Cadastro Biométrico, Lorena Belo, fez uma apresentação técnica sobre todo o processo de biometria dos eleitores e mostrou números sobre esse processo, nos municípios de Quiterianópolis e Novo Oriente.
Veja no quadro a baixo:
Sugestão de Mudança no agendamento
O presidente da Câmara de Vereadores de Quiterianópolis, Alisson Pedrosa, em nome de todos os vereadores deste Município, sugeriu que o agendamento para cadastramento biométrico, no Posto de Biometria de Quiterianópolis, seja feito por região e não somente por agendamento, via telefone ou Internet, como acontece atualmente.
O presidente alegou que os eleitores estão com muita dificuldade com a atual forma de agendamento e muitos estão quase desistindo de fazer a biometria. Após o apelo do parlamentar, o juiz do TRE, Rommel Moreira, e o Juiz da 99ª Zona Eleitoral, Marcos Aurélio Nogueira, adiantaram que a sugestão dos vereadores de Quiterianópolis pode ser acatada.
Lorena Belo sugeriu que em Quiterianópolis fosse adotado um modelo que já está em prática no município de Novo Oriente, onde o Cartório Eleitoral fez uma parceria com os Agentes Comunitários de Saúde e esses profissionais trazem a relação de eleitores e seus documentos para agendar o atendimento. Assim, não precisa mais que esses eleitores agendem via telefone ou Internet.
Posto de Atendimento de Quiterianópolis
Lorena Belo explicou que o Posto de Atendimento de Quiterianópolis não começará a funcionar dia 3 de junho, como estava previsto. Ela informou que a estrutura de atendimento já está pronta, mas falta ainda o link de transmissão das informações. Mas a coordenadora adiantou o Posto deve começar a funcionar na primeira semana de junho.
Cícero Lacerda
Discussão sobre este post