Senhora Expedita Cabral, 86 anos, viveu um dia de fortes emoções, nesta segunda-feira,04 de novembro, ao localizar irmãos com quem ela não mantinha contato há mais de 70 anos. Ela nasceu em 1933, no município de Quiterianópolis, mais precisamente, no Sítio do Major Milton (Sítio dos Miltons), quando aqui era apenas o distrito de Santa Quitéria, pertencente ao município de Independência.
Aos 12 anos de idade, a senhora Expedita mudou-se para Água Branca, no Piauí e, em seguida, foi residir em Pedreiras, no Maranhão. A mãe e o padrasto de Expedita, Luzia Cabral e Antero, continuaram morando em Quiterianópolis com o restante da família.
Após ir embora, senhora Expedita não manteve mais nenhum contato com os familiares aqui do Ceará. Porém, o sonho de reencontra-los nunca saiu dos planos dela.
O desejo de localizar os irmãos foi fortalecido depois que senhora Expedita foi passear na casa de sua filha Regina Cabral e dos netos Mateus Cabral e Moisés Cabral. Eles residem na cidade de Sorriso, em Mato Grosso. Lá, os netos da senhora Expedita colheram várias informações sobre o lugar onde ela nasceu e o nome dos pais e irmãos que ela havia deixado para trás.
De posse dos dados, Mateus entrou em contato com a professora Neila Cabral, residente na vila de Santa Rita, em Quiterianópolis. Pelo sobrenome, ele pensava ser sua parente, mas tudo indica se tratar de uma outra família. Após a conversa com Mateus, foi então que Neila teve a iniciativa de intermediar o contato do jovem com o jornalista de Quiterianópolis, Cícero Lacerda, dono deste Blog do Lacerda.
Depois de conversar com Mateus, o jornalista publicou uma matéria neste blog, intitulada “Idosa que saiu há 70 anos de Quiterianópolis procura por parentes neste município”. A matéria foi compartilhada em grupos de WhatsApp e no Facebook e em questão de minutos familiares da senhora Expedita começaram a contactar Cicero Lacerda.
Inúmeras mensagens via WhatsApp e ligações, partindo de Quiterianópolis, Novo Oriente (CE), Monsenhor Gil (PI) e São Paulo chegaram rapidamente até o jornalista. Em menos de duas horas após a publicação da matéria os netos da senhora Expedita e ela própria já se comunicavam com irmãos e sobrinhos da idosa.
No mesmo dia, senhora Expedita se comunicou com quase todos os irmãos ainda vivos. Foram localizados Damião (Crateús/CE), Cosmo (Goiás), Sebastiana (Novo Oriente/CE), Maura (Monsenhor Gil/PI), Neuza (Monsenhor Gil/PI), Chiquinha (Novo Oriente/CE), Teresa (Novo Oriente/CE) e Antônio (Novo Oriente/CE).
Repórter Cícero Lacerda
Discussão sobre este post