A Câmara Municipal de Quiterianópolis aprovou, na última sexta-feira,14, o projeto de lei número 009/2020, de iniciativa do vereador Antônio Neto, denominando de Antônio Francisco Pires (conhecido como Antônio Filomeno), a praça que está em faze de conclusão, na rua Abdias Araújo, Centro de Quiterianópolis.
Os 11 vereadores estavam presentes e o projeto foi aprovado por unanimidade.
A viúva do senhor Antônio Filomeno, senhora Joana Lourenço de Sousa, e a filha do casal, Antuniza, acompanharam a sessão. Quem prestigiou o momento foi o radialista Mário Júnior, neto do homenageado.
O vereador Antônio Neto agradeceu aos demais vereadores pela aprovação do projeto e destacou a importância da homenagem. “É justa e merecida. Seu Antônio era um agricultor, pedreiro e carpinteiro, que por ali morou durante muito tempo, construiu família e dona Joana e parte de sus filhos até hoje moram lá”, frisou.
“Era um sonho de nossa família e dos vizinhos que aquela praça fosse construída. Hoje, temos orgulho daquela obra, como espaço de lazer e o nosso maior orgulho é que aquela praça recebe o nome meu avô”, destacou o radialista Mário Júnior.
O homenageado
Senhor Antônio Francisco Pires (Antônio Filomeno) é natural da localidade Dormideira, município de Tauá.
Veio morar em Quiterianópolis na década de 60 e em 1975 passou a residir ao lado do local onde está sendo construída a praça. Ali, viveu até o seu falecimento, em 18 de março de 2018.
Tinha como atividade pedreiro, carpinteiro e agricultor. Era casado com a senhora Joana Lourenço de Souza, que ainda mora no mesmo local, com quem teve nove filhos, residentes em Quiterianópolis.
Cícero Lacerda
Discussão sobre este post