A Prefeitura de Quiterianópolis, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), realiza a Primeira Conferência Municipal de Saúde Mental. Será nesta quinta-feira (31), às 7h30, na sede do próprio CAPS, na rua Edmundo da Silva Bem, bairro Alto Brilhante.
Com o tema a “A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, a conferência vai reunir profissionais das secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação, Cidadania e demais pastas da gestão municipal.
De acordo com a coordenadora do CAPS, Gleice Fernandes, o evento vai discutir novas propostas para melhorar a assistência em saúde mental dos usuários de um modo geral. A coordenadora destaca que a temática é bem abrangente, pois fala dos direitos, da questão da liberdade do paciente dentro do serviço e do acesso a qualidade do serviço de saúde.
Gleice reforça que a conferência é um evento de grande valia, tendo em vista que vai mostrar qual é a concepção que o município de Quiterianópolis tem sobre a saúde mental e onde precisa melhorar. “A importância de se discutir essa política se dá no sentido de não apenas trazer novas propostas, mas também de enxergar onde tem falhas, de melhorar o processo de assistência em saúde mental desse usuário, não só a nível municipal, mas também a nível estadual, tendo em vista que todas as propostas que sairão daqui de Quiterianópolis irão para a ADS [Área Descentralizada de Saúde] Crateús e para o Estado”, concluiu.
Cícero Lacerda
Discussão sobre este post