O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União (DOU), dessa sexta-17, portaria reconhecendo a situação de emergência nos municípios de Crateús, Novo Oriente e Quiterianópolis, por conta de fortes chuvas e enchentes que atingiram essa região.
As prefeituras poderão ter acesso a recursos da União para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais à população e recuperação de infraestruturas públicas danificadas.
O prefeito de Quiterianópolis, Dr. Barreto, aproveitou para agradecer o esforço dos deputados federais Júnior Mano e Domingos Neto para que o Governo Federal reconhecesse tal situação. “Agradeço a esses deputados pela sensibilidade e luta em prol desse reconhecimento de Situação de Emergência. Esse é um grande passa reconstruir obras como os açudes das localidades São Pedro Velho, Destrerro, Santa Rita e Pontal”, destacou.
Quiterianópolis luta para se reerguer, depois de enfrentar uma verdadeira calamidade, causada pelas fortes chuvas que banharam o município, na noite do dia 15 e madrugada do dia 16 de março. Algumas comunidades, como a Timbaúba, registraram até 230 milímetros de pluviosidade.
As enchentes causaram o rompimento de 42 açudes, deixaram 79 famílias desalojadas e cinco desabrigadas, além de cerca de 20 poços profundos soterrados pela lama. Muitas cercas foram derrubadas e plantações foram totalmente devastadas.
Um total de 18 comunidades ficaram sem energia elétrica, devido à queda de postes e transformadores, além do rompimento de fios das redes de transmissão. Grande parte dessas localidades ficaram às escuras e só tiveram a energia restabelecia no dia 7 de abril.
Cícero Lacerda
Discussão sobre este post