O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, realizou a entrega de 392 matrizes ovinas, 77 caprinas e reprodutores na semana passada. Ao todo, 143 famílias das comunidades rurais da região dos Sertões dos Inhamuns foram contempladas pela ação do Projeto Paulo Freire. O valor investido pela ação de combate à extrema pobreza rural foi de R$ 245.520.
Em Quiterianópolis, foram beneficiadas sete famílias dos povos indígenas Tabajara, contemplando as localidades Fidélis, Gavião e São José.
De acordo com a líder dos Povos Indígenas de Quiterianópolis, Eleniza Lira, em 2019, cada família recebeu três matrizes de ovelhas e agora mais duas, totalizando cinco matrizes para cada e um total geral de 35 animais para as famílias indígenas.
“Nossas famílias acharam muito importante as oficinas ministradas pelos técnicos do Projeto Paulo Freire, sobre a ovinocultura, orientando os criadores para a criação do rebanho, explicando todo o manejo e alimentação adequada, tanto para as matrizes quanto para os animais de corte”, explicou Eleniza.
Além de Quiterianópolis, também foram tendidas as comunidades: Boqueirão (28 famílias) e Novo Horizonte (23 famílias), em Arneiroz; Salgado, em Aiuaba (29); comunidade quilombola de São Gonçalo (19), Parambu; e Milagres (13), Riacho Verde (6) e Sítio Lagoa, em Tauá. A coordenação do projeto ainda confirmou a entrega de 920 pintos, no valor de R$ 2.042, no período.
Com informações da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado (SDA)
Cícero Lacerda
Discussão sobre este post