Pescadoras das regiões Inhamuns e Sertões de Crateús participaram do Primeiro Seminário de Mulheres das Águas, realizado no Centro Pastoral Dom Fragoso, nos dias 7 e 8 de novembro, em Crateús. O foi realizado pela Cáritas Diocesana de Crateús e reuniu cerca de 60 pescadoras de 12 municípios.
De acordo com o coordenador de projetos da Cáritas, Adriano Leitão, o seminário terá como encaminhamento construir um plano de incidência política, a partir dessas demandas que essas mulheres das águas trouxeram. “Essas demandas viram planejamento para o restante de 2019 e para 2020 e esse planejamento se transforma em ações em prol dessas categoria de pescadores”, ressaltou.
A secretária Executiva do Conselho Pastoral dos Pescadores, Ormezita Barbosa, destacou que o seminário contou com momentos de análises de conjuntura, grupos de discussões e trocas de experiências. “Foi um seminário muito potente, muito forte, onde as mulheres saem muito empoderadas, onde elas saem com muitas perspectivas e cada vez mais conscientes de que, é a partir do papel delas na organização popular que é possível mudar as estruturas que geram injustiça na nossa sociedade”, frisou.
O seminário foi coordenado pela equipe do projeto Pescadores e Pescadoras Artesanais Construindo o Bem Viver e contou com a parceria do Conselho Pastoral de Pescadores Regional Ceará, e a CISV, co-financiado pela União Europeia e Conferenza Episcopale Italiana.
Cícero Lacerda
Discussão sobre este post