Os povos indígenas Tabajaras de Quiterianópolis lançaram o livro intitulado “Inventário Participativo da Cultura Alimentar Tabajara do Sertão dos Inhamuns”. A obra foi lançada, nesta noite de quarta-feira (30), na aldeia Fidelis, em um evento com apresentações culturais como a dança Toré e Reisado de Caretas.
O momento festivo contou com a participação de lideranças indígenas de diversas comunidades do município de Quiterianópolis e foi prestigiado pela prefeita Dra. Priscilla Barreto, a presidente do legislativo municipal Dijé Coutinho, a chefe de gabinete da prefeitura Thais Lima, além da imprensa local.
Conforme a líder Tabajara, Eleniza Lira, o livro foi produzido pelas próprias lideranças indígenas locais e aborda a cultura alimentar, manifestações culturais, celebrações religiosas e medicina tradicional dos povos Tabajaras de Quiterianópolis. “É uma grande conquista e o reconhecimento da cultura alimentar desde nossos troncos velhos, porque a gente achou muito importante o depoimento deles, pela soberania e a subsistência”, frisou.
A prefeita Dra. Priscilla Barreto destacou a importância do lançamento do livro para os Inhamuns, mais precisamente para Quiterianópolis. Além disso, a gestora ressaltou a relevância do evento como todo para a preservação da cultura dos povos tradicionais no município de Quiterianópolis. “Estou aqui para apoiar e incentivar, principalmente, a transmissão dessa cultura. A gente sabe que, muitas vezes de pai para filho isso vai se perdendo, de acordo com a modernidade, e a presença forte desses costumes nesses eventos aqui da comunidade faz com que essa cultura se perpetue de geração em geração”, pontuou.
Repórter Cícero Lacerda
Discussão sobre este post