A Polícia Militar de Quiterianópolis, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e o Conselho Tutelar, realizaram na tarde deste sábado (23), blitz educativa na rua Tenente José Lopes, centro da cidade.
A ação segue orientação do Ministério Público (PM) estadual, através do promotor de justiça, José Aroldo dos Santos Silva Júnior, que baixou portaria e emitiu recomendação, na última quinta-feira (21), para que sejam cumpridas as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quanto a exigência do uso do capacete pelos motociclistas e fiscalização rigorosa para coibir a condução de veículos por menores de 18 anos.
O comandante do destacamento da PM local, soldado Nascimento, destacou que em conjunto com Demutran e Conselho Tutelar, decidiu que essa primeira blitz, após a recomendação do MP, era exatamente para orientação.
Nascimento fez questão de ressaltar que agora as blitz não são mais por orientação da prefeitura e sim do Ministério Público e por isso tendem a ser mais rígidas. “Hoje, foi feita essa blitz de orientação para a população de Quiterianópolis tomar ciência dessa recomendação e fiquem cientes que as próximas blitz que forem realizadas, em horários e dias ainda determinados, serão com maior rigor”, alertou.
Conforme a recomendação do MP, o adolescente que for flagrado na direção perigosa de motocicleta ou qualquer outro veículo automotor, ou até mesmo sem gerar perigo de dano, terá o veículo apreendido e levado para a Delegacia da Polícia Civil de Quiterianópolis para apuração da infração às normas do CTB e instauração de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O veículo apreendido só será liberado para um condutor comprovadamente habilitado.
A mesma recomendação orienta o município para que adote providências como realização de campanhas educativas para conscientização da população acerca da importância da utilização do capacete como equipamento de proteção individual obrigatório.
O documento orienta os órgãos de fiscalização existente no município, como a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Polícia Militar (PM) e Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) para que realizem fiscalização rigorosa e o condutor ou passageiro abordado sem uso do capacete deverá sofrer as sanções previstas no artigo 244, inciso I, do CTB.
Cópias das determinações do MP foram encaminhadas para o Demutran, Polícias, Civil e Militar, Policia Rodoviária Estadual, Conselho Tutelar e demais órgãos de fiscalização.
Fotos: Naldinho Pinheiro
Repórter Cícero Lacerda
Discussão sobre este post