De iniciativa da Polícia Militar e em parceria com a Secretaria de Educação de Quiterianópolis, o projeto Reflexão: um desafio social, vem trabalhando temas que envolvem estudantes na fase de transição da infância para a adolescência. A iniciativa tem objetivo de criar uma interação saudável entre a Polícia e o ambiente escolar, através do debate de assuntos como drogas, bulling, álcool, violência nas escolas e gravidez na adolescência.
A ação tem duas fases: primeiro, o comandante do destacamento da Polícia Militar local, soldado Nascimento, visita a escola e apresenta palestras para os alunos, abordando esses temas. Depois, os estudantes se organizam em grupos, aprofundam os estudos sobre as temáticas e apresentam os trabalhos em uma culminância.
Nesta quarta-feira (16), foi a culminância do projeto, na escola Francisco de Assis Ferreira, na vila de Santa Rita. O momento contou com a presença do soldado Nascimento, do secretário de Educação Pedro Neto, além de representações do Conselho Tutelar, legislativo municipal e imprensa.
Os estudantes se mostraram bastante empolgados e com muita maestria apresentaram os trabalhos desenvolvidos, dentro dos temas propostos pelo projeto.
Soldado Nascimento ressalta que o objetivo do projeto é aproximar Polícia, escola e comunidade, com uma ação cidadã, que objetiva orientar os jovens sobre condutas saudáveis para a construção de uma sociedade mais pacífica. “Estamos tendo um retorno excelente e se Deus permitir ano que vem vamos continuar com esse projeto”, frisou.
O secretário Pedro Neto destaca que o projeto aparentemente seria pequeno, mas que tomou uma dimensão extremamente significativa. “Vemos nossos alunos dando um show de conhecimento nas apresentações, utilizando a metodologia ativa, onde os jovens são protagonistas da aprendizagem, com temas tão importantes para o cotidiano da vida dos nossos adolescentes”, considerou.
Para a diretora da escola Francisco de Assis, Gesiane Marques, a iniciativa é muito proveitosa e só tem a somar com o trabalho da escola. “A gente até se emociona com os trabalhos apresentados pelos alunos. É um momento gratificante”, comemorou.
É um projeto muito importante, pois muitas pessoas já conheciam esses assuntos, mas não se aprofundavam em pesquisas. Maria Clarice – aluna do 9º ano
É um projeto muito importante para nossa conscientização sobre esses assuntos e acho que esse trabalho deve continuar. João Mateus – aluno do 9º ano
Repórter Cícero Lacerda
Discussão sobre este post