Quiterianópolis está discutindo meios para introdução do mel de abelha, em sachê, na merenda das escolas da rede pública desse município. O objetivo é fortalecer a cadeia da apicultura e oferecer ao alunado um alimento saudável e nutritivo.
A proposta vem sendo debatida pelos secretários Toinho do PT (Agricultura) e professor Pedro Neto (Educação), com representantes da Associação dos Apicultores de Quiterianópolis (AMAQ) e o coordenador do programa Rota do Mel no Banco do Nordeste, Kennedy Loiola.
O secretário de Agricultura, Toinho do PT, destaca que as discussões estão bastante adiantadas. “Estamos debatendo essa introdução do mel de abelha na merenda escolar e acredito que logo vamos dar passos largos. É um produto de alta qualidade e valor nutricional”, ressaltou.
Toínho explica que a iniciativa da Prefeitura de Quiterianópolis beneficia os alunos, pois vão ter um alimento saudável e nutritivo, produzido com qualidade com o manejo dos apicultores de Quiterianópolis, além de fortalecer a apicultura neste município. “Parabenizo o prefeito Dr. Barreto por defender investimentos na cadeia produtiva do mel em nosso município, tendo em vista que é uma atividade que gera emprego e renda para muitas famílias”, concluiu.
O secretário Pedro Neto também ressalta que a proposta está em discussão também com nutricionistas e agentes de cooperativas de produtores. Ele adianta que a introdução do mel na merenda escolar traz inúmeros benefícios e fortalece os princípios da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido. “A Secretaria de Educação é totalmente favorável pois com essa introdução trabalhamos a reeducação alimentar, com o uso do mel em substituição ao açúcar, além de valorizarmos a soberania alimentar com a produção aqui do nosso município”, frisou.
Cícero Lacerda
Discussão sobre este post