A Prefeitura de Quiterianópolis, em parceria com o projeto Amigo do Peito, iniciou nesta quinta-feira,24, exames de mamografia em mulheres da sede e comunidades do interior, com idades a partir dos 40 anos.
Um Consultório Móvel e totalmente equipado foi instalado em frente à Secretaria de Saúde para realização dos exames. O atendimento segue até nesta sexta-feira,25.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luís André Moreira, a previsão é que sejam atendidas cerca de 160 mulheres. “Toda triagem para as mamografias foi feita pelas equipes de PSFs [Programas Saúde da Família], visto que o público alvo são mulheres acima de 40 anos, além de pessoas com suspeita da doença e possivelmente tenham nódulos no seio” destacou.
O secretário adiantou que os resultados dos exames deverão estar nas mãos das pacientes no prazo de uma semana.
A funcionária pública Maria Marinho, 51 anos, da localidade Fidélis, realizou o exame. Ela destacou que sofreu uma pancada no seio e desde então começou sentir alguns sintomas que lhe preocuparam. “Fui orientada pela minha Agente de Saúde a fazer o exame. Espero que não seja nada grave”, comentou.
Já a aposentada Antônia Batista, 70 anos, residente na vila Baixio, também realizou o procedimento. Ela informou que sempre faz o autoexame e não identificou nenhuma anormalidade. Mesmo assim, achou por bem fazer o exame preventivo. “Estou confiante de que está tudo normal”, acredita.
A importância do exame
O secretário Luís André ressaltou que atualmente no Brasil existe um índice muito alto na taxa de óbitos por câncer de mama. Sendo assim, é de extrema importância que a própria mulher conheça seu corpo, faça o autoexame de toque para ter ciência de que deve sempre procurar atendimento médico, em casos específicos, em que apareçam nódulos, que ela sinta dor no seio ou presença de alguma espécie de liquido.
“Temos ciência de que o câncer de mama quando está em estágio avançado é extremamente agressivo, mas o diagnóstico de forma precoce tem uma probabilidade muito grande de cura”, explicou.
Repórter Cícero Lacerda
Discussão sobre este post