Faleceu por volta de 1h40 da madrugada desse sábado,26, no Hospital Municipal de Quiterianópolis, o senhor Antônio Firmino da Maia (Quincas Firmino), 102 anos, residente na localidade Timbaúba, neste município.
O sepultamento será na tarde desse sábado, no cemitério da vila Baixio, em horário a ser definido pela família.
Seu Quincas era reconhecido pelo Governo do Ceará como Mestre da Cultura. Em 2013, foi homenageado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), através do III Ceará das Rabecas.
Veja a descrição do homenageado, á época:
Quincas Firmino (2013)
“Joaquim Firmino da Maia, o Quincas Firmino é uma referência da rabeca na região dos Inhamuns. Seu nome fez fama. Seu toque é inesquecível. Teve conjunto e animou muita festa. Deixou um rastro de alegria por onde passou. Influenciou muita gente que aprendeu depois que o viu tocar. Vive em Quiterianópolis. Aos noventa e seis anos, é o homenageado do III Ceará das Rabecas”.
Em 2016, foi homenageado pelo II Festival de Arte e Cultura de Quiterianópolis.
Sua atuação como rabequeiro profissional começou ainda na década de 1930. Animou muita festa em Vila Coutinho (atual Quiterianópolis), Independência, Parambu, Tauá, Crateús, Nova Russas e São Miguel do Tapuio/PI.
Na década de 1970, juntamente com filhos, formou o grupo Os Timbaúbas e tocaram muitas festas em toda a região dos Inhamuns.
Também possuiu uma farmácia, em sua residência, na localidade Timbaúba. Numa época em que médico era coisa rara neste Sertão, Seu Quincas salvou muitas vidas, receitando medicamentos para a cura de diversas enfermidades. Ele ainda e atuou como dentista prático.
Repórter Cícero Lacerda
Discussão sobre este post