A área onde ficam as principais nascentes do rio Poti, no município de Quiterianópolis, vai receber ações de proteção e conservação dos mananciais d’água ali existentes, assim como também da fauna e da flora local. Fica na Fazenda Jatobá, há cerca de 40km da Sede o Município. Ali, estão o Olho d’Água da Gameleira e a Gruta do Fundão, onde há uma piscina natural.
Na manhã da última terça-feira,20, uma comitiva do Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH) dos Sertões de Crateús visitaram a área, juntamente com técnicos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e da Prefeitura de Quiterianópolis.
Conforme a presidente do CBH Sertões de Crateús, professora Nilce Pereira, a visita teve como objetivo principal conhecer de perto a área e identificar as principais ações a serem realizadas para proteção do local. “Fomos agraciados com um recurso do Programa de Fortalecimento dos comitês (Procomitês), que tem o objetivo de promover ações que fortaleçam a preservação ambiental e todo o trabalho que os comitês vem fazendo. Nosso comitê já tinha esse desejo de realizar uma ação prática para preservação da nascente do Poti e após consenso de seus membros o colegiado decidiu aplicar parte do recurso do Procomitês nesta ação nas nascentes”, explicou.
Ainda de acordo com Nilce Pereira, o recurso já disponível é de R$ 83.333. Entre as principais ações já previstas estão o cercamento das nascentes, construção de trilhas, identificação de espécies da flora e da fauna, enriquecimento com espécies frutíferas nativas, que possam garantir alimento para alguns animais, contribuindo também para enriquecimento da fauna local, já que a área é um refúgio para animais em busca de água, uma vez que as nascentes são perenes e com a presença de alimentos.
Quem está muito contente com essa ação que será desenvolvida nas nascentes do Poti é o líder comunitário, Bitonho Saraiva. Há mais de 10 anos, ele luta por projetos que ajudem a preservar o local. “Esse era um sonho antigo meu: vê essa área da nascente ser demarcada, preservada. Temos a nascente de um rio federal, em nosso município. Cabe a nós zelar o Poti”, ressaltou.
Comitiva
Participaram da visita técnica a diretoria do CBH Sertões de Crateús: Nilce Pereira (presidente), Enoch Coutinho (vice-presidente), Cícero Lacerda (secretário) e Teobaldo Marques (secretário-adjunto). Também os integrantes do Grupo de trabalho para construção da proposta de utilização do recurso do PROCOMITES: Lindinalva Cunha, membro do CBHSC representando a EMATERCE, Gilson Miranda, membro do CBHSC representando a Associação Caatinga, o especialista em reflorestamento, Olavo Vieira, membro do CBHSC representando a Associação Caatinga.
Ainda participaram ainda da visita o senhor Bitonho Saraiva, morador do distrito de Algodões, ambientalista e grande defensor das nascentes do Poti, a secretaria executiva de Meio Ambiente do Município de Quiterianópolis, Jéssica Vale, e o Secretário de Gestão e Articulação Política do Município de Quiterianópolis, Manoel Coutinho, além do coordenador do Núcleo de Gestão Participativa da Cogerh Crateús, Ewerton Torres, e das técnicas dessa Companhia, Edna Nascimento e Nayara Carvalho.
Entrega da Comenda Zaranza

A ocasião contou ainda com a entrega da Comenda Zaranza ao senhor Antônio Saraiva Leandro (seu Bitonho). Ele foi agraciado com essa importante honraria, por indicação do CBHSC, em 2019, no entanto devido a problemas de saúde não pode comparecer na cerimônia de entrega da comenda.
Seu Bitonho é considerado pelos membros do CBHSC como “guardião da nascente” do rio Poti, tendo em vista o grande serviço ambiental prestado por ele ao longo de sua vida a esse importante rio, em especial sua luta pela preservação da sua nascente.
A entrega da Comenda no local das nascentes e com a notícia de que o CBHSC está construindo uma proposta de cercamento da área foi extremamente marcante para o homenageado.
A comenda Zaranza
A comenda é uma condecoração concedida a personalidades que destacaram-se na gestão dos Recursos Hídricos do Estado e na preservação do Meio Ambiente. Os agraciados recebem a comenda Zaranza, em alusão a um dos técnicos mais notados no setor de meteorologia e recursos hídricos do Estado do Ceará, .
Com informações da gerência da Cogerh Crateús
Repórter Cícero Lacerda
Discussão sobre este post