O município de Quiterianópolis, na região dos Inhamuns, completa nesta quinta-feira, 4 de junho, 33 anos de emancipação política.
Neste ano, devido aos decretos que proíbem aglomerações, o natalício da cidade será comemorado sem o tradicional Ato Cívico e os shows em Praça Pública.
Às 8h da manhã, será celebrada Missa em Ação de Graças, sem público, pelo pároco da Cidade, Padre Donizete Maia, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.
A celebração será transmitida ao vivo pela página Prefeitura de Quiterianópolis, no Facebook, e pelas rádios locais FM Quiterianópolis 87.9, FM Cidade 88.5 e rádio a cabo Serranópolis.
Quiterianópolis
Em 15 de maio de 1987, a Assembleia Legislativa do Ceará decretou a emancipação política do município de Quiterianópolis, através do Decreto de Lei Nº. 11.330 publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), em 4 de Junho de 1987, alterado pela lei estadual nº 11.485, de 20 de julho de 1988, desmembrado de Independência.
Mas a origem de Quiterianópolis data do século XVIII. Por volta dos anos 1770, aqui era uma fazenda pertencente a Quitéria Gonçalves de Lima e seu esposo Tenente José Nunes Batista. Localizada à margem direita do Rio Poti, na época denominado Riacho Itaim, a propriedade chamava-se fazenda Santa Quitéria.
O nome Quiterianópolis é uma homenagem à Quitéria de Lima, que por volta de 1778 construiu uma capela, hoje a Igreja Matriz da Cidade, e doou uma área de terra para criação do povoado que viera tornar-se Município.
Situada a 415 quilômetros de Fortaleza, Quiterianópolis tem 20.860 habitantes, conforme o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2017, e área de 1.041 km².
Cícero Lacerda
Discussão sobre este post