Moradores das comunidades Monteiro e Santa Rosa I comemoram o início de um novo ciclo: a aposentadoria do “mané mago”, equipamento usado para carregar água em baldes, e a chegada da água nas torneiras das residências.
A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Quiterianópolis, o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) e lideranças daquelas localidades.
Na manhã dessa quarta-feira,23, o secretário de Gestão e Articulação, Manoel Coutinho, e o líder comunitário, Raimundo Marques, acompanharam a liberação da água, juntamente com o técnico do Sisar, Marcos Diogo.
Ao todo, 214 famílias nas localidades Monteiro, Lagoa das Pedras, Carnaúba e Santa Rosa I passam a ter água disponível, todos os dias, e em quantidade suficiente para as tarefas de casa, higiene pessoal, para matar a sede dos animais e até mesmo para cultivo algumas frutas e verduras.
Parte dessas famílias já eram atendidas, mas de forma precária. Agora, com essa parceria da Prefeitura de Quiterianópolis com o Sisar foram feitos vários reparos no sistema de abastecimento d’água (vazamentos diversos, troca de registros, colocação de energia trifásica e bombas potentes).
O poço profundo que alimenta o sistema, localizado no Monteiro, foi perfurado pela Prefeitura de Quiterianópolis e apresenta vazão superior a 8 mil litros dágua/hora.
Há menos de um mês, foi perfurado um poço na localidade Santa Rosa I, com recurso destinado pelo relator do orçamento, deputado federal Domingos Neto. A água desse reservatório também será injetada no sistema para aumentar ainda mais a capacidade de atendimento às famílias dessas comunidades.
Repórter Cícero Lacerda
Discussão sobre este post