A prefeita de Quiterianópolis, Dra. Priscilla Figueiredo, e a presidente do Legislativo deste município, Dijé Coutinho, estiveram na manhã desta quinta-feira,15, com a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, para entregar nas mãos do diretor do hospital Dr. Alberto Feitosa Lima, Jaimir Bosio, dois capacetes de respiração assistida do tipo Elmo.
Os capacetes haviam sido doados por empresários quiterianopolenses para Quiterianópolis, mas como este município não possui Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a prefeita e a presidente da Câmara resolveram destinar os equipamentos para o hospital de Tauá, que inclusive recebe pacientes de Quiterianópolis.
“Nesse momento, todo Estado está voltado para o enfrentamento ao coronavírus e estou empenhada na busca de parcerias por uma saúde melhor para todos. Agradeço a nossa presidente da Câmara, Dijé Coutinho, pela generosidade em abraçar essa luta”, ressaltou a prefeita Dra. Priscilla.
Dijé Coutinho aproveitou para reforçar o agradecimento aos doadores dos capacetes Elmo. “Agradeço mais uma vez aos empresários Ronaldo Moreira, Roberto Moreira, Moacir Vieira e Pedro Coutinho, pelo empenho e a doação desses equipamentos”, frisou.
Patrícia Aguiar ressaltou a eficiência do capacete Elmo, no tratamento de pacientes com coronavurus e destacou que “o equipamento será um legado da pandemia para a saúde e pode tratar outras enfermidades que comprometem o funcionamento dos pulmões, como pneumonia e H1N1”.
Tecnologia Cearense
O capacete Elmo, foi idealizado no Ceará, em uma parceria entre a Escola de Saúde Pública, Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (Unifor) e Instituto Federal do Ceará (IFCE). Os equipamentos, fabricados e comercializados pela Esmaltec, reduzem em até 60% o risco de intubação de paciente.
Cícero Lacerda
Discussão sobre este post