A prefeita Dra. Priscilla Barreto se reuniu, na manhã desta quinta-feira (13), com representantes da Polícia Militar, Legislativo municipal, escolas das redes municipal, privada e estadual, além do Conselho Tutelar e Imprensa local. O encontro foi no gabinete da gestora e discutiu estratégias para evitar que o município de Quiterianópolis seja afetado por essa onda de violência que atinge as escolas brasileiras.
A PM foi representada pelo sub-comandante da 2° CIA do 13° Batalhão da Polícia Militar (BPM), capitão Cavalcante, e o comandante do Destacamento Local, soldado Nascimento. Na ocasião, o capitão destacou que logo que aconteceram os ataques nas escolas, em nível nacional, a Polícia Militar do Ceará já traçou um planejamento para que pudesse implementar dentro das unidades escolares de todo o estado do Ceará a ronda escolar. “Também fizemos contatos com os municípios de nossa região (Parambu e Tauá) a fim de construir um plano a nível de Família, a nível de Escola e até de Igreja”, explicou.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Neto Lacerda, ressaltou a importância do momento para a tomada de medidas de enfrentamento à onda de violência contra as escolas. “Foi um momento de escuta, de socializar para enfrentar esse problema que está acontecendo em nosso pais, chegando já em ao estado do Ceará, onde a gente está discutindo sugestões para lidar e prevenir que possa acontecer situações dessa forma em nosso município”, frisou.
Dra. Priscilla reforçou a importância de unir forças para ações preventivas. “Diante dos últimos acontecimentos envolvendo essa explosão de violência nas escolas, onde foi registrado um caso, aqui no Ceará, entendeu-se a necessidade dessa reunião para elaboração de uma estratégia para evitar que o município de Quiterianópolis também seja afetado por essa onda de violência”, adiantou.
A gestora elencou como encaminhamentos tomados na reunião
Criação do Comitê de Valorização da Família, reunindo forças intersetoriais como Família, psicólogos, assistentes sociais, educadores, pedagogos, Polícia Militar, e conselhos;
Plano de Fortalecimento de vínculo Escola e Família;
Intensificar as rondas escolares
Disponibilizar telefones e links para denúncias de casos ou planos de ações violentas nas escolas;
Conversa de conscientização com as famílias.
Cícero Lacerda
Discussão sobre este post