Chegaram em Quiterianópolis, no final da manhã dessa terça-feira,19, as primeiras doses da vacina contra a Covid-19. A prefeita Dra. Priscilla fez questão de ir buscar o imunizante, na 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES), juntamente com a secretária de Saúde, Joelma Machado.
Logo após a chegada da prefeita e comitiva, houve solenidade na Câmara Municipal para lançamento da vacinação no município, onde o vice-prefeito Manoel Vieira e a presidente do Legislativo Municipal, Dijé Coutinho, estiveram presentes.
A primeira a pessoa a ser vacinada, inclusive pela médica e prefeita Dra. Priscilla, foi a técnica de enfermagem, Luíza Lira, 46 anos, funcionária do hospital e maternidade Quitéria de Lima. Em seguida, foram vacinados o aposentado Roque Lucas de Sousa, conhecido como Seu Roque, 96 anos, residente na sede, e pajé Francisca Lira de Sousa, 71 anos, membro da tribo indígena Tabajara, Aldeia Fidélis.
É um momento de gratidão a Deus. Estávamos nessa expectativa desse dia tão esperado. Agradeço a Deus e aos profissionais da Saúde. Agradeço a diretora do hospital, Rosimeire Vieira, e a prefeita Dra. Priscilla, por ela ter me vacinado. Eu achava que ia vacinar e fui foi vacinada”, comentou a técnica de enfermagem Luiza Lira.
Dra. Priscilla destacou a emoção com a chegada da vacina e o início da imunização e destacou que aquele era um a Deus. “A chegada dessa vacina em Quiterianópolis nos remete a dias melhores, que a gente possa voltar à normalidade, que a gente possa viver como a gente vivia antes”, frisou.
Ver essa foto no Instagram
A prefeita lembrou das pessoas que morreram de coronavirus e pediu um minuto de silêncio dedicado a elas. “Dedico esse momento, essa primeira vacinação, toda essa estrutura que foi montada às 15 vítimas do coronavirus aqui em nosso município”. A gestora também destacou o valor da ciência e importância do Sistema Único de Saúde (SUS): “Vamos dar valor aos cientistas, vamos dar valor ao SUS”, concluiu.
Ver essa foto no Instagram
A secretária de Saúde Joelma Machado informou que Quiterianópolis recebeu 114 doses da vacina, equivalente a 34% do total que será aplicado nos profissionais da saúde e que ainda nesse mês o município deverá receber mais doses do imunizante. “Vamos começar vacinando os profissionais do hospital e após a vacinação desses profissionais iremos vacinar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que são os postos que atendem pacientes com suspeita de covid-19”, explicou.
Cícero Lacerda
Fotos: Paulo Hebert
Discussão sobre este post