O Governo do Ceará entregou, nesta quinta-feira (17), mais um Centro de Educação Infantil (CEI) para cuidar dos cearenses. O município agraciado da vez foi Quiterianópolis, localizado na região do Sertão dos Inhamuns, no sudoeste do estado. A solenidade de inauguração do CEI Caleb Vieira Soares foi comandada pela vice-governadora Izolda Cela, que contou também com a presença do secretário-executivo da Proteção Social, Francisco Ibiapina; o deputado estadual Audic Mota; além da prefeita da cidade, Priscilla Barreto.
Izolda Cela ressaltou a importância de uma parceria bem construída com os municípios para que as políticas públicas cheguem até a população. “Sempre gosto de enfatizar que faz toda a diferença que existam parcerias com as prefeituras, para que o andamento das obras seja mais ágil, beneficiando a população. Esse cuidado com os nossos pequenos, através dos CEIs e de outras ações, é algo que fará uma grande diferença no nosso presente e no nosso futuro. Contamos com vocês”, enfatizou.
Com a inauguração do CEI Caleb Vieira Soares, o Governo do Ceará já entregou 72 CEIs através do Programa Mais Infância, ação comandada pela primeira-dama Onélia Santana. O equipamento de Quiterianópolis é composto por quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground.
Priscilla Barreto exaltou a atenção do Governo do Ceará com a primeira infância e seus reflexos no futuro. “Pensar nas crianças é pensar no futuro. O Governo do Estado, através do Programa Mais Infância, vem nos ajudando a cuidar desse assunto. Aqui estamos entregando um equipamento de qualidade, que receberá crianças de dois a cinco anos, garantindo a formação desses pequenos”, disse.
Além dos CEIs, o Programa Mais Infância já entregou para a população cearense 179 brinquedopraças, 25 Praças Mais Infância, 106 brinquedocreches, duas fábricas do Mais Nutrição e dois Complexos Mais Infância.
Francisco Ibiapina aproveitou o momento de sua fala para revelar que, em breve, a população de Quiterianópolis irá receber novos equipamentos. “É um orgulho para nós participar do Programa Mais Infância. Inclusive, gostaria de adiantar que voltaremos o quanto antes para entregar um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e também uma brinquedopraça para que possamos fortalecer o pilar ‘Tempo de Brincar’ neste município”, comentou.
O objetivo do Governo do Ceará é seguir cuidando dos pequeninos. Além de Quiterianópolis, mais de 70 cidades também receberão um CEI até o fim de 2022, totalizando 254 unidades em todo o território cearense. A expansão garantirá a presença de um equipamento próprio para educação infantil em todos os 184 municípios do Ceará.
Um dia de comemoração
Para a moradora Ana Priscila Gomes, mãe da jovem Ana Isabelle, de dois anos, o CEI chegou em Quiterianópolis para a mudar a vida de sua filha e das demais crianças. “É muito gratificante, a gente como mãe, poder chegar em um espaço como esse, um local lindo, equipado e estruturado. Quando fiquei sabendo da obra, que minha filha poderia utilizar algo tão bom por anos, comemorei bastante. Estou muito feliz. Sei que isso vai fazer diferença na vida dela”, contou.
Investimento
O CEI de Quiterianópolis foi construído e equipado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III). O equipamento tem área de 1.500m², recebeu investimento de R$ 1.205.153,93 e sua implantação ocorreu sob supervisão da Superintendência de Obras Públicas (SOP). Os recursos são oriundos do Tesouro Estadual e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O homenageado
O projeto para homenagem a Caleb foi apresentado na Assembleia Legislativa do Ceará pelo deputado estadual Audic Mota
Caleb Vieira Soares nasceu em 06 de dezembro de 2013, Era filho de Valdisar Soares Lima e Antônia Aucerlane Vieira da Silva, residentes na comunidade Atalho, zona rural de Quiterianópolis. Nos primeiros anos de vida, Caleb era aparentemente uma criança saudável. Só a partir dos três anos é que o garotinho começou apresentar sinais de que portava uma doença que demoraria para ser identificada.
Depois de muitas viagens para Fortaleza, é que os médicos chegaram a conclusão de que Caleb era portador da Anemia de Fanconi, uma doença genética, rara e hereditária.
A partir de então, Valdisar e Aucerlane começam correr contra o tempo, na tentativa de salvar o filho. O garotinho precisava de um transplante de medula óssea para continuar vivendo. Foram inúmeras campanhas em redes sociais, junto ao município de Quiterianópolis e ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce).
A luta para encontrar uma pessoa com medula compatível com a de Caleb e para salvar a vida do garotinho, continua. Depois de muitas idas e vindas para Fortaleza, o tratamento do menino precisou ser transferido para Curitiba, capital do Paraná, pois apenas lá havia hospital especializado para prosseguir com o tratamento.
No dia 2 de dezembro de 2020, finalmente Caleb recebe o transplante de medula e o procedimento foi muito bem sucedido. Aumentava a esperança de que o pequeno Caleb voltaria para casa, no Ceará, com a saúde restabelecida.
Mas aos nove dias de fevereiro de 2021, aos sete anos de idade, chega ao fim a missão do garotinho Caleb aqui na Terra. Às 15h23, o guerreirinho estimado por todos que o conheciam, deu seus últimos suspiros e partiu para o andar superior.
Sob forte clamor popular, o corpo de Caleb foi sepultado no cemitério Parque da Paz, em Quiterianópolis. Sua trajetória de luta e resistência ficou gravada na memória de todos que o conheceram e que acompanharam a história desse anjo de luz.
Governo do Ceará e Cícero Lacerda
Discussão sobre este post